Bastidores do Blog

Sejam bem vindxs!

"Olá pessoal! Depois de quase 4 anos sem postar, decidi voltar, quero me dedicar para atualiza-lxs sobre tudo que aconteceu nesses anos, ou melhor, tudo que eu conseguir lembrar, claro!. Rsrs. Sejam pacientes eu sei que vou conseguir. Rsrs
Essa semana só atualizarei o perfil : Quem eu sou...
Assim quem não pegou o tempo "COR DE ROSA" da minha vida pode conhecer um pouco mais e tem tempo para ler tudo, e quem já viu pode relembrar os velhos tempos e perceber que muita coisa aconteceu em 4 anos."

Uma linda semana para todxs!

bjs Pâmela Gaino

sábado, 28 de maio de 2011

De Fortaleza para Curitiba... De Curitiba para Araucaria.. De Araucaria para Piraquara...

Olá queridos e queridas..
Nesse momento 7 horas da manhã do dia 22 de maio estou voando de Curitiba para Brasília, farei uma pequena pausa lá e depois embarcarei rumo a Fortaleza.
Estou extremamente feliz com o saldo positivo da semana, apesar de me sentir muito cansada estou realizada. Estou saindo de Curitiba com a sensação de mais que o dever cumprido, missão realizada com sucesso.  A vontade que tenho é de contar cada detalhe da semana que passou para todos vocês, cada pessoa que conheci ou que consegui rever, cada olhinho cheio de esperança e sorriso que deixei.
A última semana começou bem agitada em Fortaleza, na segunda-feira 16/05 pela manha tinha muitas pendências burocráticas para resolver, ir ao banco depois ao Centec (organização no CE), ir ao CEntec depois ao banco.. No período da tarde precisava finalizar a arrumação e de fato ter o Espaço Aberto de Fortaleza habitável e pronto para receber visitas.ahahahha
 A proposta do Espaço Aberto é criar em parceria com organizações de base, espaços físicos com uma identidade jovem, com computadores, internet, livros, jogos mesas, pufes, data show, onde acontecerão reuniões da rede, dos projetos. Oferecendo aos jovens um lugar no qual ele se identifique, tendo recursos e ferramentas para ajudá-los a melhorar o desempenho nos seus projetos e conectá-lo a outros jovens contribuindo no desenvolvimento pessoal, profissional e social. Resumidamente é uma salinha para jovens, com recursos para serem utilizados e geridos pelos próprios jovens..ahahahha
Depois de uma longa temporada, de Oasis, monta e desmonta estante, organiza e desorganiza material, limpa e suja a sala, entra dinheiro e acaba dinheiro para compras básicas, mata 1 barata com o rodo e surgem 15 depois. Conseguimos tornar a sala um lugar muito aconchegante, cheio de vida, de cor e SEM BARATAS.. ahahahah.. Gente matar baratas com o rodo requer muita habilidade e preparação física .. Viu? Ahahah Depois colocarei algumas fotinhos da nossa nova fase. Enquanto isso vejam os vídeos do processo de montagem da sala. E se preparem que já conseguimos conquistar mais um espaço na zona leste de SP, um em Cubatão e em breve montaremos em Quixadá no Sertão Central do Ceará.
Agora voltando a minha semana.. Isso porque só contei sobre a segunda-feira.. Rs
Depois de tudo isso eu ainda precisava deixar minha casinha limpinha antes de viajar, costurar umas lonas para exposição do Festival de Juventude, arrumar as malas e madrugar no aeroporto. Enquanto eu fazia tudo isso a Mafoane estava em uma maratona ligando para os hotéis e tentando achar uma vaga, mas sem sucesso.  Meu voo estava previsto para sair de Fortaleza às 2h55, faria uma conexão em SP e chegaria as 7hs em Curitiba, mas  devido ao atraso do primeiro vôo, trocaram o meu roteiro, então sai as 3h30 e  fiquei “passeando” pelo Brasil, fui para Belo Horizonte, Brasília, São José dos Campos de finalmente 10hs eu cheguei em Curitiba, deixei minhas malas em uma organização parceira e fui correndo para o CICI – Conferencia Internacional das Cidades Inovadoras.

No CICI
Pessoal quanta inovação e gente bonita no mesmo espaço. Vocês não têm noção da riqueza de ideias, muitas pessoas com sonhos de transformação. E a pergunta que pairava pelo ar era:  Qual é o nosso sonho coletivo? Tivemos a dimessão dos sonhos de cada organização ou projeto ali representado e pudemos firmar compromissos de transformação coletivamente.


Em Curitiba  no Cajuru

Foi no Cajuru que conheci um grupo muito especial de jovens entre 13 e 16 anos que fazem parte do projeto Tribos da Paz. Grupo que está pensando como mudar a realidade de violencia dentro da escola. Esse dia foi muito especial, as educadoras Clarissa da Aliança Empreendedora e Mariana estão de parabéns pelo trabalho. Nessa sala eu vi grandes talentos e ouvi muitos sonhos, lá eu deixei um desafio e todos se comprometeram a construir juntos projetos que vão impactar a comunidade de CAJURU. E eu prometi voltar.. Quando voltar quero ver o resultado de todos os talentos que encontrei nesse lugar. Amei da turma do CAJURU.. Cada jovem está guardado no meu coração.

Obs. Assim que conseguir as fotos com a Clarissa colocarei  aqui  para vocês conhecerem a turminha.


Em Araucária
Após compartilhar sonhos de transformação com aproximadamente 170 alunos de escolas públicas, eu estive no Lar Coração de Mãe, que atende crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e alta vulnerabilidade. Trabalho lindo, incrível, muito amor, sorrisos e muitos sonhos.

Em Piraquara
Piraquara é uma região próxima a Curitiba, lá aconteceu uma intervenção cultural promovida pelo Geração MudaMundo em parceria com a Aliança Empreendedora e o MH2O- Paraná. Jovens do movimento Hip Hop Organizado mostraram que é possível transformar através da arte, muitas crianças tiveram presentes durante do o dia todo.
Enquanto os jovens grafitavam os muros as crianças brincavam e também faziam suas artes em cartolinas. Para finalizar o dia eu a Mari da Aliança Empreendedora, compartilhamos os nossos sonhos e fizemos o convite para todos se juntarem a rede de jovens agentes de transformação do Brasil.
O  Xandel e Julião que coordenam o MH2O Paraná farão novas reuniões para dar continuidade a todas as ideias que o grupo tem para fazer a transformação social positiva acontecer por Piraquara.
Depois de uma semana no Sul, sentindo muito friooo.. ahahhaha Deixo meu agradecimento especial a todas as pessoas que me acolheram em especial a Bárbara  e ao Michel (ainda não tem fotos deles) que abriram as portas da sua casa para me hospedar em Curitiba e ainda me emprestaram roupas de frio. A GIGI que me emprestou o seu quarto cor de rosa e lilás cheio de princesas. A tia Sirley que tem um grande coração e reservou um quarto especial no Lar Coração de Mãe e também deixou um latinha de milho especialmente para mim. (porque lembrou que desde que eu era pequena sempre gostei de milho)rs. Obrigada a Shirley, companheira de msn que me carregou para cima e para baixo. Obrigada a Scarlat que foi minha fotografa oficial  e me ajudou a registrar grande parte dos momentos no Lar.
Agradeço a Deus por todo amor e carinho que essas pessoas demosntraram por mim.
Meu carinho, amor e admiração eu deixo em uma unica palavra. OBRIGADA
Beijos
Pamela Gaino.