Bastidores do Blog

Sejam bem vindxs!

"Olá pessoal! Depois de quase 4 anos sem postar, decidi voltar, quero me dedicar para atualiza-lxs sobre tudo que aconteceu nesses anos, ou melhor, tudo que eu conseguir lembrar, claro!. Rsrs. Sejam pacientes eu sei que vou conseguir. Rsrs
Essa semana só atualizarei o perfil : Quem eu sou...
Assim quem não pegou o tempo "COR DE ROSA" da minha vida pode conhecer um pouco mais e tem tempo para ler tudo, e quem já viu pode relembrar os velhos tempos e perceber que muita coisa aconteceu em 4 anos."

Uma linda semana para todxs!

bjs Pâmela Gaino

domingo, 24 de outubro de 2010

MAFOANE ODARA E SEUS LINDOS CABELOS


Aconteceu em São Paulo em uma igreja evangélica. Foi fantástico. O Tommy (fantoche) e eu contamos para Lilica que estava sofrendo bulling na escola e para todas as crianças e adultos a história da pequena Mafoane Odara. 

Vocês já conhecem essa história? Não? Hummmmmm, então vamos lá, eu vou contar para vocês.
Adoro contar história...


MAFOANE ODARA E SEUS LINDOS CABELOS

Essa é a história de uma linda menina. Suas origens são africanas, mas ela nasceu no Brasil. Assim que nasceu todos admiraram a beleza dessa pequena menina, seu pai e sua mãe sentiram uma grande emoção ao vê-la pela primeira vez.
Estavam tão felizes com a chegada dessa menina tão preciosa.  A mamãe e o papai decidiram que ela deveria ter um nome africano,  para que todas as vezes que as pessoas a chamassem,  ela pudesse se orgulhar lembrando das suas origens africanas e da sua beleza. Então a chamaram de MAFOANE ODARA.

MAFOANE porque ela era tão linda que parecia uma Jóia Rara (origem Kimbundu – Angola)  e ODARA por sua grande beleza (origem Yorubá – Nigéria).
A pequena Mafoane Odara, foi crescendo e continuava cada vez mais linda! Sua pele negra, seus olhos castanhos escuro brilhavam, seus cabelos crespos cheio de cachinhos, seu lindo sorriso encantava a todos que por ela passavam.

Quando ainda pequenina, seus pais decidiram mudar para  a Angola, um país no continente Africano. Foi lá que a pequena Mafoane Odara  freqüentou sua primeira escola. Todos os dias a ela  pegava seu banquinho e seu caderninho e ia para escola. Chegando na escola ela sentava no seu banquinho, colocava o caderninho no colo e fazia toda a lição.

Enquanto a Mafoane Odara fazia sua lição a professora mexia no cabelo de todas as meninas, fazendo lindos penteados. Todos os dias a Mafoane Odara e suas colequinhas saiam com os cabelos lindos e estilosos.  A professora  sempre dizia que seu cabelo era lindo, ela gostava muito de ir para escola.
Mafoane foi crescendo e seus pais  precisaram voltar para morar no Brasil.
Quando chegou no  Brasil a Mafoane Odara começou a freqüentar outra escola e era diferente da escola de Angola na Africa. Ela não precisava mais levar seu banquinho, a professora não mexia no seu cabelo, seus coleguinhas riam da cor da sua pele e do seu cabelo.  Colocavam apelidos, ela ficava muito triste com isso, porque sabia que era muito feio e errado o que eles estavam fazendo, afinal ela sabia o quanto era linda e que outras crianças também eram.
Então a Mafoane Odara  teve uma idéia. Uma grande idéia!
Você sabe o que ela fez?
Ao chegar em casa depois da escola, Mafoane Odara contou para sua mãe o que estava acontecendo e  pediu ajuda  para realizar a sua grande ideia.
Ela pediu que sua mãe fizesse um penteado bem bonito e  ela foi com o penteado para escola, todos ficaram olhando o novo penteado da Mafoane Odara e ficaram admirados.
Durante toda a semana a Mafoane Odara exibiu uma variedade de penteados, uma mais bonito do que o outro.
Quando ela passavam  alguns meninos cochichavam : - Nossa que legal o cabelo dela, outras  meninas diziam: Que Lindo! Será que dá para fazer no meu cabelo?  Quem fez  esse penteado em você?
Todos ficavam perguntando e comentando sobre os penteados da Mafoane Odara
E você sabe o que aconteceu?
Alguns dias depois muitas crianças na escola estavam com penteados diferentes e lindos. E ninguém mais ria ou falava mal do cabelo da Mafoane. Ela de uma forma muito legal usou sua grande idéia e muita criatividade  para mostrar aos seus coleguinhas que respeitar as diferenças é muito importante.
Sabia que você também pode ajudar a mudar o mundo? 
Faça como a Mafoane Odara.Tenha uma ideia bem legal, e  ajude o mundo e as pessoas a serem melhor e colocando sua ideia em prática na sua escola, no seu bairro, na sua igreja ou no lugar que você quiser.
Não  esqueça de pedir a ajuda do papai, da mamãe, do irmão, da irmã , dos amiguinhos, das amiguinhas, do seu professor ou da sua professora. Todo mundo vai querer fazer parte disso, pode ter certeza que vai dar tudo certo e você será um grande agente de transformação.
Não deixe compartilhar essa história com seus amig@s, em breve teremos a ilustração em forma de livro especialmente para crianças, mas enquanto isso não acontece use e abuse da sua criatividade.

Beijos, abraços e xeros...
Pâmela Gaino

Sou guerreira sem armas desde que nasci!

CASO SEJA A PRIMEIRA VEZ QUE VOCÊ ESTEJA NO MEU BLOG, SUGIRO QUE COMECE A LEITURA DELE DE BAIXO PARA CIMA.. LENDO DO PRIMEIRO POST PARA O ÚLTIMO.

Olá queridas e queridos!
Acredito que muito de vocês já vem acompanhando o meu trajeto e a minha empreitada para mudança do mundo. Alguns já conhecem parte do que fiz, algumas histórias, desafios enfrentados e conquistas.
A primeira coisa que me torna uma guerreira é o fato de ter nascido... Diante de muitas complicações. Depois de ter sobrevivido a muitos desafios.
Nesses últimos dias, refleti muito sobre o que já fiz que me torna uma Guerreira Sem Armas, sabiam que não me dava conta do número de coisas que já havia feito? Nossa, fiquei impressionada com tanta birutice.
Foi muito gostoso relembrar as histórias, os processos de transformação vividos e todos os aprendizados.
Só para vocês saberem, já fiz campanha de alimentos, já liderei processo de mobilização para arrecadação de roupas. Campanha anti drogas.   Criei projetos de artes, dança, teatro  e artesanatos, alguns  estão em pé até hoje. Já ministrei palestras sobre transformação social em muitos lugares. Já ajudei muitos jovens a transformarem seus sonhos em ação. Organizei festivais de juventude, dei oficinas das mais váriadas. Já trabalhei com fantoches para falar sobre as questões de diversidade nas igreja, escolas e creches. Já me vesti de abacaxi, brócolis e até caixa de leite para ajudar as crianças e entenderem importâcia dos alimentos.. Ahahhha
Articulei a participação de jovens GMM para o Oasis Santa Catarina. Fiz  até OASIS Família. Sempre fiz pensando a mudança e na marca que quero deixar no mundo.
Na viagem as recordações que fiz, percebi que já era OASIANA desde muito cedo. Com uns 14 anos já me metia para pintar barracos nas comunidades onde minhas amigas de escola moravam... E saia perguntando. Qual a cor que você gostaria que a sua casa fosse? Ai saia atrás de tinta... Restos que sobravam nas casas ou até mesmo em casa. Enfiava todo mundo nas minhas birutices e tava tudo certo...
Senta que lá vem a história...
Pessoal, tenho muitas histórias para contar e compartilhar, como diria minha Guardiã da Essência Mafo. – Pâmela você tem 26 anos e história para 100. ahahah
Escolhi em meio a inúmeras uma história muito especial que aconteceu há uns 4 anos atrás.

O QUARTO LILÁS
Essa semana conversando com uma amiga relembramos a transformação que fizemos na casa dela... Foi muito legal... Quando conheci essa amiga, uma menina fantástica, sabe aquela amiga que se torna irmã? É assim que defino a Pri, vivemos momentos muito especiais, quando a conheci ela estava em um processo de mudança pessoal, e também queria que essa mudança fosse física. Por algum tempo ela tinha nas paredes do seu quarto várias pichações feitas por ela e por amigos... Era pichação até no teto... Muito MANEIRO...
Um dia a encontrei triste e ao perguntar o que havia acontecido ela me explicou  que estava entrando em um novo ciclo e queria uma mudança.  Ela havia me relatado que fazia algum tempo que queria fazer algo no seu quarto e na sua casa, mas não encontrava forças para fazer isso sozinha e que alguns amigos também tentavam e não conseguiam... Inclusive tinha até uma lata de tinta preparada fazia muito tempo.
Após ela me contar o desejo e mudar, perguntei a ela o que gostaria de fazer e como eu poderia ajudar. Ela me responde:  - Quero começar  pintando meu quarto.  Eu como adoro uma tinta e um pincel.. Logo me empolguei e disse que LEGAL... Que cor você quer pintar?... Tínhamos  poucos recursos... Uma lata de tinta branca.. alguns pinceis do meu pai... e uns trocados para comprar pigmentos.
Fomos até uma loja perto da minha casa (de uns amigos do meu pai) Depois de muito chorar e como dizem aqui no CE, enlaranjei o dono e ele me deu dois pigmentos e eu comprei um e alguns pinceis novos. Lá a Pri decidiu que o quarto seria lilás.. Uau....Eu adorei a idéia.
Ela mora há uns 40 min da minha casa em São Paulo. Fomos para casa dela... Como estávamos ansiosas a primeira coisa que fizemos foi abrir a lata de tinta, e para nossa surpresa e tristeza a tinta estava estragada.. Gente cheirava tão mau.. tão mau. Ai olhamos uma para outra ficamos um momento em silêncio,  então eu disse: Ué... Vamos comprar outra. Fomos até a loja perto da casa dela e percebemos que não tínhamos dinheiro o suficiente.  
Ai pensei cá com os meus botões... É o sonho dela e não podemos desistir, mas eu preciso de um tempo para pensar no plano B. Então falei para ela: Não tem problema Pri, a gente não precisa da tinta hoje, antes de pintar a gente precisa limpar, tirar as coisas do quarto e lixar. Então voltamos para casa dela e começamos a preparar as coisas....Nossa era muito trampo... Mas nos empolgamos.. Foi muito gostoso. No final do primeiro dia estávamos quebradas.ahhaha
 Duas loucas sem dinheiro para comprar tinta ou qualquer material. Percebemos que seria muito legal se conseguíssemos pintar a casa inteira... Ahahah... Ah decidimos também que reformaríamos os móveis... e deixaríamos o quintal todo bonitinho.. Ahahaha
Começamos a fazer as coisas, ela e eu, mas no meu pensamento ficava batendo precisaremos de recursos e agora mais que materiais precisamos de recursos humanos.  Então liguei para um super amigo o Grande FABINHO, que tem um coração enorme de grande e sempre apoiou minhas birutices. E disse a ele o que estava acontecendo que precisava de ajuda logo ele lembrou que tínhamos um fundo que poderíamos utilizar (um dinheiro que tínhamos começado a guardar para comprar um futsabão, mas uma das nossas birutices)Ahahaha
Passamos aproximadamente uns 5 dias, foi fantástico o que aconteceu conseguimos mobilizar mais de 40 pessoas no processo de reforma, de crianças a adultos... Todo mundo queria estar lá fazer parte disso.  Reformamos guarda-roupas, cama, fogão. Pintamos quarto, janela, sala, cozinha...
Recebemos recursos de vários lugares e o mais legal conseguimos enturmar muito gente durante esses dias e o mais legal isso fortaleceu o vinculo que temos hoje.

"Não sou Marcelo Rosenbaum, nem Luciano Huck e muito menos o Gugu, mas sei que lá no quarto lilás da Pri tem uma plaquinha que pintei na madeira com tinta acrilica que marca a nossa história e o valor da nossa amizade. Posso estar em qualquer lugar sei que estamos juntas e sempre unidas por aquilo que construímos e tudo que passamos juntas desde a grande REFORMA". Pâmela Gaino

As três grandes coisas que fiz nos últimos 12 meses:
Eu acho que as três grandes coisas que fiz e me tornam ainda mais guerreira são:
Coordenação do programa GMM no CE - Em março de 2010 assumi a co-coordenação da implementação do programa Geração MudaMundo no  CE e gestão da equipe de 15 coordenadores, 80 educadores, 4.000 jovens e 400 projetos. Apropriando a metodologia e desenvolvendo estratégias de trabalho junto à equipe para a implementação do programa em mais de 40 cidades do CE.
Criação do NING GMM - Criei e administrei o espaço virtual da REDE GMM no Brasil, utilizando a plataforma virtual www.gmmashoka.ning.com, garantindo a existência de um espaço interativo aonde os membros possam se conectar a qualquer hora ou de qualquer lugar podendo nutrir-se de informações, experiências e até mesmo compartilhar suas ações de transformação social com outras pessoas.  A rede virtual é composta por 1.102 membros, contendo 16.938  acessos únicos, 25.016 visitas, 100 vídeos postados, 35 fóruns, 4.680 fotos.
Construção de Estratégias de Rede- As ações presenciais favorecem o estabelecimento de vínculos positivos entre os integrantes da rede compostas por aproximadamente 7.000 jovens proporcionando a ampliação e fortalecimento das relações pessoais e sociais. Para garantir esse espaço de troca e integração entre os jovens criei estratégias para fortalecimento dos projetos através de ações coletivas e presenciais. O resultado dessas ações gerou o crescimento das relações de amizades, confiança e construções de parcerias entre os projetos sociais dos jovens.
Acho que é isso pessoal... Sou guerreira desde que nasci... Alguém tem dúvidas?  Se tiver posso contar mais historinhas. Ahahahaha
Beijo enorme....